Divulgação nas Redes Sociais
Você tem um faceboock ne? Você
já teve ou ainda tem um Orkut? Você pode não querer admitir mais provavelmente
tenha uma ou mais redes sociais. E bom ,
se você esta lendo isso é porque tem um blog
ou um produto, que queria divulgar. As redes sociais são ótimas pra
isso. Você sabia que a rede social
Google + tem uma pré seleção de
busca feitas de acordo com seus amigos. Você sabe o que é isso? Simples se eu sou sua amiga no Google+, e
você faz um busca por um celular X, quando eu colocar a palavra celular ou um
anuncio do Google aparecer em uma pagina no meu computador será referido ao
celular X que você buscou. Isso impulsiona a divulgação, e consequentemente as
vendas por interesse.
Então não ignore as redes
sociais, só porque você acha chato ou uma perda de tempo, na área de marketing
quanto mais você é visto maiores serão a chance de você vendar. E mesmo que
você não venda de cara, estará gerando contato
e aumentando seu publico sem grande esforço e de gratuitamente.
Vantagens
- o custo é zero para mantê-las e a resposta é
bem mais rápida do que se fosse usado serviço telefônico de atendimento.
- O custo em reais de
divulgação de um serviço em televisão, jornal e revista é bem elevado,
dependendo do alcance da mídia e jamais irá ter a mesma repercussão que na
Internet, que já provou o seu alcance no mundo como veículo de comunicação em
massa.
- Outra vantagem de se usar
as mídias sociais é que elas permitem uma resposta mais rápida, além da
interação entre cliente e empresa. Assim, fica fácil saber o que os seus
clientes pensam de seus produtos. É certo que um fato que ganha repercussão vai
direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros usuários que
querem expressar seu conhecimento sobre o tema ou mesmo comentar o seu
atendimento por determinada empresa. Logo, ignorar a mídia social não é uma
opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.
Como Usar as Redes sociais !
A
primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais,
colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis
apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa
fazer a manutenção diária. Você pode criar perfis nas redes mais visitadas e
com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, Orkut e Twitter. Todas
oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.
Ao criar
o perfil da sua empresa, seja claro nas informações e coloque o nome da
empresa, endereço, telefone para contato e email. Porém, saiba que este será um
canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para
elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos.
Por isso, fique atento e disponível.
O
segundo passo após ter criado o perfis é saber que será preciso manter uma
regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior. Com a
mesma frequência que você acessa seus emails, procure sempre dar uma verificada
em seus perfis de redes sociais diariamente. Uma regra que geralmente funciona
é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder
recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dá uma lida
no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.
O
importante em ter um perfil de rede social para uma empresa é poder aproveitar
as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos
concorrentes. Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode
demorar mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custar meia
hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus
concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este
serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos
para poder analisar resultados e criar estratégias de como investir em
serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.
Como divulgar serviços e produtos em redes sociais
A grande
vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de comunicação
de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu perfil para
divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão sempre bem
recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo
serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do Twitter, que
já está com a opção de divulgar uma imagem.
Orkut e
Facebook possuem espaço para postagem de texto com foto, onde o empresário pode
usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e clientes com
anúncio via imagem digital. Apenas seja cuidadoso: uma mídia negativa também
irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante divulgar material
de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem postados para evitar
erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas empresas contratam
designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web, que saem mais
baratos porque não serão impressos.
O mais
importante é não menosprezar uma rede social como veiculo de comunicação. Crie
material de qualidade e se possível especifico para o setor. Também é
importantíssimo não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual
telefones e emails e por isso deve-se responder ao maior número de mensagens
possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas
positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e
tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas
em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal
faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio
virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.
artigos muito bons e uteis obrigada.
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